Página inicial > Últimas Notícias > Coordenação de Extensão/Estágio

Coordenação de Extensão/Estágio

• Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 12h02
  • Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2015, 12h02

A Coordenação de Estágios é o setor da Pró-Reitoria de Extensão responsável pela consolidação dos procedimentos necessários à regulamentação dos estágios dos estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Dessa forma, tem como objetivo atuar junto aos discentes, docentes e concedentes de estágios para coordenar, orientar e promover estratégias relacionadas a realização de estágios (obrigatórios ou não), cumprindo a legislação vigente e os padrões documentais relativos aos estágios no IFPA.

Assim, busca contribuir com a qualidade na formação do discente e em sua experiência profissional ao mundo do trabalho, proporcionando aos alunos, através da celebração de convênios, o aperfeiçoamento e complementação de sua formação profissional, social e cultural.

Dimensões do fomento a estágio e emprego

Compreende ações que visam à inserção dos alunos do IFPA no mundo do trabalho, por meio da divulgação das potencialidades acadêmicas, bem como a captação das necessidades, das demandas e da prospecção de oportunidades de estágio/emprego do setor produtivo.

Compete a coordenação de estágio:

• elaborar estratégias para a condução da política de estágio do IFPA;
  • coordenar e acompanhar a implantação da política de estágio nos Campi;
  • orientar as atividades desempenhadas pelas coordenações de estágio dos Campi e das contratações dos estagiários;
  • responder junto às instituições concedentes de estágio pelas questões inerentes às práticas de estágio dos discentes do IFPA;
  • negociar junto às instituições públicas e privadas a abertura de campo de estágio de acordo com as demandas dos cursos do IFPA;
  • gerenciar os convênios para fins de estágio, incluindo o cadastramento da instituição concedente, leitura e análise e aprovação, acompanhamento do processo de assinatura, registro e monitoramento dos convênios;
  • Oportunizar parceria com demais Instituições para atuar na execução de Programa de Estágio Remunerado, abrindo oportunidades no IFPA para recebimento de estudantes das mais diversas áreas do conhecimento.
  • dar apoio administrativo e didático pedagógico para as coordenações de estágio dos cursos para a realização das práticas de estágio previstas nos projetos pedagógicos;
  • orientar permanentemente, o corpo discente do Campus/unidade Acadêmica sobre a prática de estágio.

Profª Cibele Rossana Funck Donato
Coordenadora de Extensão da Reitoria -PROEX/IFPA