Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Apresentação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Coordenação de Arte, Cultura, Esporte e Lazer

  • Acessos: 3986

A Coordenação de arte, cultura e desporto é o setor da Pró-Reitoria de Extensão consultivo, normativo, deliberativo e executor responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas referentes às manifestações de cultura, arte, esporte e lazer do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Conforme consta no artigo 11, da resolução CONSUP n° 327/2017, de 10 de julho de 2017, o esporte e a arte estão assim relacionados:

Art. 11 “O esporte e a arte estão diretamente relacionados aos aspectos culturais, uma vez que são produções humanas reveladoras de sentidos e significados, a partir das suas possibilidades de reconhecimento e vivências nos diferentes contextos, consistindo também em possibilidades de lazer, uma vez que são compreendidas como manifestações dos interesses culturais do lazer”.

Dessa forma, esta coordenação tem como objetivo atuar junto aos discentes, docentes, técnicos e público externo no desenvolvimento de atividades complementares à formação integral do indivíduo. Para isso, conta com o apoio dos Núcleos de Arte e Cultura - NAC e Núcleo de Esporte e Lazer – NEL, ambos vinculados à Direção/Coordenação de Extensão de cada campus.

O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do IFPA, conforme consta no artigo 17, da resolução CONSUP n° 327/2017, de 10 de julho de 2017: “tem como papel institucional fomentar a formação, a difusão e a articulação da produção artístico-cultural do IFPA, assessorando a Reitoria na gestão da política cultural institucional, zelando pela defesa e contribuindo para a memória e a preservação de seu patrimônio cultural, tanto do IFPA quanto de diversas culturas”.

                A arte, a cultura e o esporte, constituem-se como agentes de desenvolvimento e facilitadores em educação para a cidadania.

Dimensões do Fomento a Cultura, Arte e ao Esporte:

Compreendem ações que visam apoiar projetos voltados às diversas manifestações culturais, artísticas e esportivas provindo da comunidade acadêmica e não acadêmica, por meio da articulação de ações dentro e entre os campi que compõe o IFPA.

 

Compete a Coordenação de Cultura, Arte e Esporte:

-Elaborar estratégias para a condução da política das ações de cultura, arte e esporte do IFPA;

-Estimular à prática esportiva entre os discentes, docentes e servidores;

-Fomentar e apoiar a produção de arte e cultura entre os discentes, docentes e funcionários do IFPA;

-Ampliar a participação do IFPA em eventos em diversos âmbitos, tanto em nível local, regional quanto nacional na cultura, arte e no esporte.

-Promover momentos de intercâmbios esportivos, artístico e cultural com outras instituições;

-Promover a integralização, capital e interior, do IFPA, através do esporte na perspectiva da cultura corporal;

-Estabelecer parcerias de incentivo a cultura, a arte e ao esporte do IFPA;

-Estimular e apoiar o desenvolvimento de projetos de cultura, arte e esporte, em sintonia com o ensino pesquisa e extensão do IFPA;

-Colaborar com a política nacional de proteção e valorização das culturas populares

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->