IFPA inicia cadastro de estudantes, empresas e empreendedores para viabilizar estágios e vagas de trabalho

Os estudantes do Instituto Federal do Pará (IFPA) com foco na preparação plena para o mundo do trabalho contam em seus currículos com estágio, obrigatório ou não, para complementar de forma consistente e prática os conhecimentos que comporão a carga horária para a conclusão do curso. Ao longo dos semestres, anualmente, milhares de alunos dos 18 campi desenvolvem os estágios obrigatórios.

O diferencial destes jovens está na educação integral e pluricultural que recebem durante os cursos de nível médio e superior. A transversalidade e interdisciplinaridade dos conteúdos vistos em sala de aula e nas pesquisas de campo permitem a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, proporcionando uma formação bem completa. Por tudo isto, o desempenho dos estudantes do IFPA nos estágios junto às diversas instituições públicas e privadas se sobressai ao de alunos de outras instituições.

Parcerias

Com uma ampla oferta de cursos, que vão da educação do campo à engenharia, unidades distribuídas em 17 regiões do Estado do Pará, alunos participantes das mais variadas modalidades de ensino, o IFPA busca, anualmente, ampliar sua rede de parcerias na oferta de estágios. Em novembro de 2021, firmou o Termo de Adesão para participar do Convênio de Cooperação Técnica celebrado entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – Conif e a Universia. Desta ação gerou o Portal Oportuniza IFPA, no qual alunos e empreendedores/empresas devem se inscrever.

Os empreendedores individuais e empresas podem se inscrever no Portal Oportuniza IFPA para ofertar estágio e trabalho. Os alunos e egressos do IFPA, por sua vez, devem se inscrever no site para concorrer às vagas de estágio e emprego.

Portal Oportuniza do IFPA

No portal da Universia, o instituto, órgãos públicos e as empresas podem acessar para disponibilizar oportunidades de maneira rápida e fácil. As vagas poderão ser gerenciadas em uma navegação simples e intuitiva, direcionadas conforme o perfil dos estudantes cadastrados. O processo de seleção também será automatizado de forma massiva pelo sistema, facilitando o contato com os candidatos e acompanhamento do início ao fim. O site também traz informações sobre cursos, dados de remunerações, tipo e tempo de contrato.

O espaço foi criado em novembro e está sendo divulgado agora em dezembro. A comunicação com os alunos, empresas e com os usuários do portal será personalizada. Poderá definir quais empresas podem se cadastrar no portal para publicar vagas e aplicar filtros para definir quais vagas das empresas serão ofertadas pelo portal aos candidatos.

A equipe do Núcleo de Egressos e do Observatório do Mundo do Trabalho do IFPA, além de poder controlar as vagas de emprego ofertadas pelo site, poderá fazer a gestão de estágios obrigatórios e não obrigatórios. Os estágios obrigatórios deverão contar com supervisor acadêmico, empresarial e alunos associados a um plano de formação. Toda a documentação necessária para firmar e gerir os estágios serão disponibilizados pelo site.

Os usuários encontrarão publicações e intermediação das vagas de emprego e estágios no site Oportuniza IFPA, um portal personalizado de vagas de emprego e estágio, painel com análises em tempo real, sistema de comunicação com a empresa e candidato, validação de empresas realizadas pela universidade, Módulo de estágio / Gestão de documentos com assinatura digital, sistema de comunicação com a empresa e candidato, comunidade online e presencial de gestão de emprego, módulo de vagas adicionais, gestão de orientação laboral e vagas de empregos.

Quando todos os estudantes do IFPA estiverem inscritos e as empresas se familiarizarem com a plataforma para ofertar as vagas, será possível ter um informe anual de empregabilidade que permitirá ter acesso a todos os dados de empregabilidade que o portal teve durante o ano vigente, para que o Instituto possa entender e analisar quais dados, regiões, cursos e outras informações.

Para navegar no site da Universia e conhecer as vagas, todo usuário precisa realizar cadastro. Cadastre-se na Universia clicando aqui.