IFPArte - Edital nº01/2021

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal do Pará (IFPA) lançou o edital do Programa IFPArte 2021, que incentiva a execução de projetos de extensão nas áreas de Arte e Cultura. O edital vai selecionar e apoiar projetos, concedendo bolsas a estudantes do ensino técnico e/ou superior do Instituto. Técnicos administrativos e docentes do IFPA podem submeter projetos no período de 10 de agosto a 02 de setembro. O Programa permite a participação de alunos bolsistas e voluntários, bem como egressos.

O Programa IFPArte tem como objetivo incentivar a execução de projetos de extensão, nas áreas de arte e de cultura, a fim de que os discentes tenham acesso ao conhecimento do pensamento reflexivo por meio da transdisciplinaridade, integrando as realidades vividas e ensinadas dentro da sala de aula com as realidades proporcionadas pelo fazer extensionista e proporcionando uma formação artística, ética e cultural ao aluno.

Os segmentos de submissão do edital são Artes cênicas, Artes visuais e artes digitais e eletrônicas, Audiovisual, Culturas populares, Humanidades, Música e Patrimônio cultural. O Programa vai conceder 36 auxílios de extensão divididos entre o Ensino Técnico e Ensino Superior (graduação). O valor das bolsas considera uma carga horária de 8h semanais e será de R$ 260,00 para o Ensino Técnico e R$ 400,00 para o Ensino Superior, com uma vigência de quatro meses. Cada projeto aprovado contará com o Recurso Financeiro de até R$ 3.000,00, como verba de custeio e capital.

Os servidores devem submeter as propostas na forma de Projetos, voltados para a comunidade externa, podendo também incluir a comunidade interna. A inscrição e submissão da proposta deverá ser feita de duas formas, submetendo o projeto via sistema SIGAA, por meio do Módulo de Extensão, vinculando-o ao Edital do IFPArte 2021, e formalizando um processo digital, contendo todos os documentos necessários à submissão previstos em edital. O Resultado Preliminar dos Projetos será publicado no dia 15 de setembro.

ARQUIVOS IMPORTANTES