Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Observatório
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Observatório

  • Acessos: 3968

AÇÕES EM ANDAMENTO

AÇÃO: Programa Rede Observatório do Trabalho - (fluxo continuo com definição de procedimentos em estruturação)

O Programa Rede Observatório do trabalho do IFPA (Pró-OMT) deverá ser operacionalizado pelos Observatórios Central e Locais, respectivamente sediados na Reitoria e nos campi. De acordo como o definido em sua política institucional, descrito na Resolução Nº Resolução nº 483/2017-CONSUP/IFPA, o Pró-OMT será gerenciado e acompanhado estrategicamente pela PROEX e pelos campi do IFPA.

É de responsabilidade da PROEX e dos setores de extensão dos campi a coordenação, o planejamento, a execução, o acompanhamento e a avaliação das atividades de extensão, visando ao cumprimento da Política e do Pro-OMT do IFPA e as suas especificidades locais. A Rede OMT do IFPA é composta por 01 (um) Observatório Central, vinculado pragmaticamente à PROEX, e pelos Observatórios locais ligados a cada campus.

A coordenação geral da Rede e do OMT Central do IFPA será desempenhada pela PROEX, através da atuação nata do SEOT/PROEX. A gestão de extensão do campus será responsável pela coordenação e pelos encaminhamentos necessários ao desenvolvimento das ações do OMT Local e junto ao OMT Central.

As atividades relativas ao Pró-OMT serão planejadas e iniciadas a partir da constituição dos OMT's que está em fase de composição.

 

AÇÃO: Captação de parcerias (fluxo contínuo)

Esta ação visa promover a buscar e estabelecimento de parcerias institucionais e externas para o desenvolvimento das atividades da Rede OMT do IFPA (em construção).

 

AÇÕES CONCLUÍDAS

AÇÃO: 1º Encontro de Egressos & Feira de Profissionais e Parcerias do IFPA 2017

O 1º Encontro de Egressos & Feira de Profissionais e Parceiros do IFPA surge da necessidade de promover a política extensionista de atendimento aos formados pelo Instituto e sua relação com os arranjos produtivos, sociais e culturais locais no contexto dos princípios da Educação, Ciência e Tecnologia. A cada ano o evento deverá ser realizado pelos campi do IFPA, sendo que, em regime de itinerância, um campus deverá receber apoio financeiro da PROEX para desenvolver a ação.

AÇÃO: Elaboração da Proposta de Política e do Programa da Rede Observatório do Trabalho do IFPA

A Política Institucional e o Programa Rede Observatório do Trabalho do IFPA foram construídos pela participação extensionista da comunidade Ifpeana. O documento objetiva nortear o desenvolvimento das ações a respeito à produção do conhecimento institucional na perspectiva de subsidiar a tomada de decisão pelos diversos níveis de gestão, a partir da relação Educação e Trabalho.

A proposta, iniciada pela PROEX a partir de 2015, sendo mais tarde consolidada com as contribuições de diversos setores da Reitoria e dos Campi do IFPA, por meio da atuação do Comitê Assessor de Extensão (CAEX) e Pró-Reitorias de Ensino e de Pós-graduação e Inovação, permitiu ao Instituto orientar, de forma sistêmica, o desenvolvimento de estudos institucionais sobre o Mundo do Trabalho e suas relações e correlações com a Educação Profissional, os Arranjos Produtivos, Culturais e Sociais Locais para favorecer a qualidade do ensino ofertado e dos profissionais formados no IFPA

A Resolução Nº 428/2017 - CONSUP/IFPA prevê a criação do Portal e da Rede Observatório do IFPA (Rede OMT) como a principal ferramenta de gestão prevista pela Política do IFPA. A Rede deverá ser composta por um OMT Central e pelos OMT's dos campi, devendo o portal ser proposto (desenho e funcionalidades) em conjunto antes de ser reencaminhado para desenvolvimento da tecnologia à DTI/Reitoria.

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->