Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

PROEXTENSÃO 2017

  • Acessos: 3087
imagem sem descrição.

 

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas, torna público o Edital Nº 03/2017, seleção de propostas no âmbito do Programa Institucional de Auxílio às Atividades de Extensão (PROEXTENSÃO). Desta forma, convida os servidores do IFPA para apresentarem projetos de extensão para concessão de auxílio financeiro e de bolsas para alunos(as) regularmente matriculados(as) nos Campi. A ação destina-se a apoiar o desenvolvimento de atividades que fortaleçam o processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, que articule o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, de forma indissociável, garantindo a formação integral do indivíduo e viabilizando a relação transformadora entre a Instituição e a Sociedade.

 

Eixos Temáticos:

Eixo Temático I – Inclusão Social: Projeto que tem como foco a agricultura familiar, povos tradicionais da região, periferias, questões étnico-raciais, pessoas com deficiência, inclusão digital, população carcerária, direito da criança e adolescente, direito da mulher, direito do idoso, educação para os direitos humanos e pessoas em situação de vulnerabilidade social (decorrentes de crises econômicas, baixos níveis de educação, condições demográficas, catástrofes, preconceito, drogas, prostituição, abuso sexual, guerra, descaso e falta de comprometimento das autoridades responsáveis).

Eixo Temático II – Memória Cultural, da Produção Artística e do Patrimônio Cultural: Projeto que tem como foco heranças simbólicas materializadas em textos, ritos, monumentos, celebrações, objetos, escrituras sagradas, oralidade, e outros suportes mnemônicos que funcionam como gatilhos para acionar significados associados ao que passou; as mais diversas formas de arte (como música, pintura, fotografia, audiovisual, dança, teatro, etc.); bens, manifestações populares, cultos, tradições materiais e imateriais (intangíveis), ancestralidade, importância histórica e cultural de uma região (país, localidade ou comunidade).

Eixo Temático III - Emprego e Renda: projetos sociais e/ou tecnológicos, em associação com atores do mundo do trabalho, voltados à geração de emprego e renda e à prestação de serviços tecnológicos, envolvendo Arranjos Produtivos Locais (APLs).

 

ÁREAS TEMÁTICAS

Comunicação: comunicação social; mídia comunitária; comunicação escrita e eletrônica; produção e difusão de material educativo; televisão e rádio voltados para ações educativas.

Arte, Cultura e Esporte: desenvolvimento cultural; cultura, memória e patrimônio; cultura e memória social; cultura e sociedade; folclore, artesanato e tradições culturais; produção cultural e artística na área de artes plásticas e artes gráficas; produção cultural e artística na área de fotografia, cinema e vídeo; produção cultural e artística na área de música e dança; produção teatral e circense; e, ações de apoio e incentivo ao esporte Equipe de Treinamento Esportivo (ETE).

Direitos Humanos e Justiça: assistência jurídica; direitos de grupos sociais; organizações populares; e questões agrárias.

Educação: educação básica; educação e cidadania; educação à distância; educação continuada; educação de jovens e adultos; educação para a melhor idade; educação especial; educação do campo; educação para as questões étnico racial; educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; incentivo à leitura; acompanhamento de egressos.

Meio Ambiente: preservação e sustentabilidade do meio ambiente; meio ambiente e desenvolvimento sustentável; desenvolvimento regional sustentável; aspectos de meio ambiente e sustentabilidade do desenvolvimento urbano e do desenvolvimento rural; educação ambiental; gestão de recursos naturais e sistemas integrados para bacias regionais;

Saúde: promoção à saúde e qualidade de vida; atenção a grupos de pessoas com deficiência; atenção integral à mulher; atenção integral à criança; atenção integral à saúde de adultos; atenção integral à terceira idade; atenção integral ao adolescente e ao jovem; capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas de saúde; cooperação interinstitucional e cooperação internacional na área; desenvolvimento do sistema de saúde; saúde e segurança no trabalho; esporte, lazer e saúde; hospitais e clínicas universitárias; novas endemias, pandemias e epidemias; saúde da família; uso e dependência de drogas.

Tecnologia e Produção: transferência de tecnologias apropriadas; empreendedorismo; empresas juniores; inovação tecnológica; pólos tecnológicos; direitos de propriedade e patentes.

Trabalho: reforma agrária e trabalho rural; trabalho e inclusão social; educação profissional; organizações populares para o trabalho; cooperativas populares; questão agrária; saúde e segurança no trabalho; trabalho infantil; turismo e oportunidades de trabalho.

 

Submissão das propostas e/ou projetos de extensão:

De 03/11 a 17/11/2017

 

EDITAL

Edital Nº 03 2017 PROEXTENSÃO PROEX IFPA

ERRATA 01 [ 03/11/2017 ]

Retificação 01 Edital Nº 03 2017 PROEXTENSÃO

ERRATA 02 [ 17/11/2017 ]

A Errata 02 altera o Cronograma Geral do Edital nº03/2017 PROEX/IFPA

Retificação 02 Edital Nº 03 2017 PROEXTENSÃO

 

ANEXOS

ANEXO I FICHA DE INSCRIÇÃO DO PROJETO

ANEXO II FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE PROJETO DE EXTENSÃO

ANEXO III FICHA DE INSCRIÇÃO DO ALUNO BOLSISTA

ANEXO IV FICHA DE INSCRIÇÃO DO ALUNO VOLUNTÁRIO

ANEXO V FORMULÁRIO DO PLANO DE ATIVIDADES DO EXTENSIONISTA COLABORADOR

ANEXO VI RELATÓRIO PARCIAL DO COORDENADOR DO PROJETO

ANEXO VII RELATÓRIO PARCIAL DO EXTENSIONISTA COLABORADOR

ANEXO VIII RELATÓRIO FINAL DO COORDENADOR DO PROEXTENSÃO

ANEXO IX – RELATÓRIO DO EXTENSIONISTA COLABORADOR

ANEXO X RELATÓRIO FINANCEIRO

ANEXO XI FORMULÁRIO PARA INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

ANEXO XII AUTORIZAÇÃO DE UTILIZAÇÃO INSTITUCIONAL DE RESULTADOS

ANEXO XIII FOLHA DE FREQUÊNCIA DOS BOLSISTAS DO PROEXTENSÃO 2017

ANEXO XIV FOLHA DE FREQUÊNCIA DOS ALUNOS VOLUNTÁRIOS

ANEXO XV DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DO AUXÍLIO FINANCEIRO

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página