Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Portal do Egresso
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Portal do Egresso

  • Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2015, 02h31
  • Última atualização em Sexta, 07 de Junho de 2019, 16h22



AÇÃO: Pesquisa de Egressos (fluxo contínuo)

A Pesquisa Institucional de Egressos do IFPA, realizada (Ação Piloto em 2016) tem como objetivo coletar continuamente informações que possam produzir conhecimento institucional que subsidiem ações como:

- Formação continuada para o aperfeiçoamento da atuação profissional; de avaliação dos cursos ofertados pela nossa Instituição (diagnosticando dificuldades e apontando soluções);

-Estabelecimento de parceria de incentivo à inserção e à participação dos egressos aqui formados na construção da instituição formadora, que é o IFPA.

-Proposições da oferta de produtos e serviços institucionais de fomenta e manutenção da (re)aproximação entre os egressos e o IFPA

"Se você é ex-aluno de nossa instituição, participe da Pesquisa Institucional de Egressos do IFPA clicando nos links abaixo. Contamos com sua estimada colaboração para responder a um ou mais questionários, conforme o(s) tipo(s) de curso(s) aqui realizado(s), sobre a sua experiência formativa no IFPA, sua inserção no mundo".

 

 

 

Pesquisa para egressos de cursos Técnicos, clique na imagem abaixo:

 

Pesquisa para egressos de cursos Superiores, clique na imagem abaixo:

Pesquisa para egressos de cursos de Pós-Graduação, clique na imagem abaixo:

 

 

AÇÃO: Apoio à Pesquisa Nacional de Egressos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica SETEC-IFF

O IFPA apoia esta iniciativa em que, de acordo com o Instituto Federal Fluminense (IFF/RJ), a Pesquisa Nacional de Egressos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem como universo de pesquisa os egressos dos Cursos Técnicos em todas as suas modalidades de oferta e do Ensino Superior das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O recorte temporal considerado na pesquisa compreende o período do ano de 2009 a 2017, portanto serão pesquisados apenas os indivíduos egressos dos cursos nesse intervalo. 

Esta pesquisa foi solicitada, pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC), para subsidiar o desenvolvimento de ações estratégicas para a melhoria dos cursos e das instituições avaliadas, e tem como finalidade a geração de indicadores articulados aos cursos, currículos e o mundo do trabalho, que auxiliem na gestão institucional. O instrumento de pesquisa foi enviado aos e-mails dos egressos, conforme dados cadastrais disponibilizados por cada Instituto.

Caso não tenha recebido mensagens do IFF, utilize o formulário a seguir: PDF e/ou link do arquivo "formulário de pesquisa IFF"

AÇÃO: Portal do Egresso

O Portal dos Egressos é um espaço do IFPA pensado para concentrar todas as demandas e ações voltadas aos Egressos da instituição. Atualmente, está sendo desenvolvido pela DTI/Reitoria a partir da modelagem proposta pelo SEOT/PROEX com apoio da ASCOM/Reitoria. A ferramenta está sendo incorporada ao SIGAA do Instituto e foi projetada como instrumento de gerenciamento de informações e (re) aproximação entre os egressos e o IFPA.

Consulte os Egressos do IFPA no acesso público do Portal (em fase de testes). Aguarde pela área de acesso exclusivo aos egressos que já está sendo desenvolvida pelo Instituto.

AÇÃO: Programa de Atendimento aos Egressos do IFPA (ProEgressos)

A criação do Programa de atendimento aos egressos do IFPA (ProEgressos) é a estratégica adotada para a institucionalização da Política de Egressos do IFPA. O programa deverá ser o instrumento congregador das diferentes atividades a serem implementadas pelos campi, sendo operacionalizado pelo Comitê Gestor Interno de Atendimento aos Egressos (CGIPE) de cada unidade de ensino.

O ProEgressos  está regulamentado pela Resolução Nº 328/2017-CONSUP/IFPA em que são  definidas as diretrizes de sua estrutura e funcionamento no IFPA. O programa deverá ser constituído por um conjunto de ações estratégicas, táticas e operacionais, a serem desenvolvidas por um universo de projetos, atividades, eventos, entre outros, conforme descrito na política de extensão do IFPA, devendo fazer parte da rotina extensionista do Instituto, além de integrar-se ao conjunto de ações de ensino, pesquisa e avaliação institucional.

Em 2017 foram instituídos 05 CGIPE's. Acompanhe a criação e composição dos CGIPE's até o momento pelos campi do IFPA:

Imagem: Composição dos CGIPE's IFPA até Janeiro de 2018.

 

Fonte: SEOT/IFPA, JAN/2018.

AÇÃO: Parceria IFPA, Universia e Trabalhando.com

Está em desenvolvimento a celebração de Acordo de Cooperação Técnica entre a Universia Brasil S.A., a Trabalhando.com e o IFPA. A parceria, iniciada em 2017, visa oferecer à nossa Instituição de Ensino, acesso ao Portal de Empregos, customizado à imagem corporativa do Instituto, para oportunizar o atendimento sobre a oferta de vagas de emprego e de estágio, respectivamente, aos egressos e aos estudantes do Instituto, aproximando-os das instituições participantes da rede de parcerias da Universia e da Trabalhando.com.

Espera-se que, como resultado, a concretização desta parceria pioneira (ainda em andamento) contribuirá significativamente para fomentar a educação profissional ofertada em nosso Instituto e a produção e elevação de indicadores, a exemplo do índice de empregabilidade dos egressos e do índice de realização de estágio dos estudantes do IFPA.

Mais notícias quanto o acordo for efetivado.

Adesão ao Convenio CONIF e Universia

A assinatura do Termo de Adesão do Instituto Federal do Pará (IFPA) ao Convênio de Cooperação Técnica e outras Avenças, celebrado entre Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e a Universia Brasil S.A ("Universia"), representa importante estabelecimento de parcerias interinstitucionais, especialmente de ensino e extensão, que tem por objeto principal o compartilhamento de informações na área de educação.

O Portal Universia é uma rede universitária de referência para as comunidades Ibero Americanas que, segundo seu site oficial, agrega a atuação de 1.407 universidades, atendendo 19,9 milhões de professores e estudantes. Desde a sua criação, a Universia conta com o mecenato do Banco Santander.

De acordo com o site da instituição e pelo descrito nos termos do referido convênio, entre as principais relevâncias da parceria está a garantia do acesso ao desenvolvimento de atividades como:

a) Participação e desenvolvimento de Projetos Acadêmicos: relacionados com a difusão do conhecimento e a aproximação da universidade e da empresa, sendo consequentemente tratados em duas linhas de atuação: conhecimento e investigação.

b) Disponibilização de Serviços Universitários: Trabalham em três áreas: Emprego, que fomenta o emprego e as práticas profissionais dos universitários; Formação, identificando necessidades de formação de organizações que podem ser atendidas por parte da universidade; Marketing, utilização de ferramentas online que permitem incorporar ofertas universitárias.

 Atualmente o IFPA está em fase de finalização da assinatura do Termo de Adesão, iniciado em 2017, ao chamado Convenio de Cooperação Técnica CONIF-Universia, celebrado desde 05/06/2014. A concretização desta parceria representa relevante contribuição à promoção da missão, valores e visão do IFPA na comunidade interna e externa de nossa instituição, especialmente no que se diz respeito às áreas de atuação do Setor de Egressos e do Observatório do Trabalho (SEOT/PROEX), da Coordenação de Extensão e Estágio (CEE/PROEX).

AÇÃO: Banco de imagens - "Memórias fotográficas de egressos do IFPA" (Fluxo contínuo)

O Banco de Imagens denominado "Memórias Fotográficas de Egressos do IFPA" é uma ação que está sendo desenvolvida pelo SEOT em parceria com a ASCOM/Reitoria (ainda em fase de testes).

A ação piloto foi lançada neste ano de 2017 durante a realização dos eventos integrados "IIV SICAT e 1º Encontro de Egresso do IFPA".  As imagens poderão ser utilizadas institucionalmente pela ASCOM/Reitoria, assim como poderão contribuir nos estudos e ações sobre a história, memórias da Educação Profissional e do Mundo do Trabalho pela Rede Observatório do IFPA, além de compor a base de dados dos egressos do Instituto

Participe e deixe seu registro na história do IFPA. As imagens mais representativas dos egressos, seja em sua formação ou no desempenho de suas atividades profissionais, poderem ser enviadas por meio do link:

 https://goo.gl/forms/cj117o3qZOPVbfym2

AÇÕES CONCLUÍDAS

AÇÃO: Encontro de Egressos & Feira de Profissionais e Parcerias do IFPA 2017

O SEOT/IFPA, com intuito de buscar meios de (re)aproximação com seus egressos e fomentar a pesquisa institucional junto aos mesmos, propôs a realização do 1º Encontro de Egressos & Feira de Profissionais e Parceiros do IFPA: Construindo Saberes e Formação Profissional, Sociedade e Setor Produtivo Castanhalense/2017 no Campus Castanhal. A ação surgiu da necessidade de promover e instituir a política extensionista de atendimento aos egressos, que prima pela articulação entre o saber fazer e a realidade socioeconômica, cultural e ambiental da região e sua relação com os formados pelo IFPA, diante do contexto dos princípios da Educação, Ciência e Tecnologia.

 Em 2017 o Encontro de Egressos ocorreu no Campus Castanhal, juntamente com a Semana de Integração Ciência, Arte e Tecnologia (VII SICAT). Este primeiro encontro foi promovido como uma Ação Piloto para referenciar e incentivar o desenvolvimento anualmente desta ação, além de outras propostas pelos campi do IFPA.

A cada ano, um campus deverá receber apoiar com fomento financeiro da PROEX para realização do Encontro de Egressos em sua unidade e que deverá ser agregado como uma das atividades do Seminário de Extensão do IFPA (SEMEX).

Acesse as páginas dos eventos integrados de 2017:

 

      

                                  

1º Encontro de Egressos: http://encontroegressos.ifpa.edu.br                         

                                     VII SICAT Castanhal:http://sicat.castanhal.ifpa.edu.br/

 

    

 

AÇÃO: Elaboração da Política e do Programa de Egressos do IFPA

A Política Institucional e o Programa de Atendimento aos Egressos do IFPA foi construída pela participação de diversos segmentos da comunidade Ifpeana. O documento objetiva nortear o desenvolvimento das ações de atendimento aos formados pelo IFPA, dentro da perspectiva de ir além do mapeamento e da indicação do o perfil dos egressos.

A Resolução, iniciada em 2015 pela, então, Coordenação de Acompanhamento de Egressos e do Observatório do Mundo do Trabalho (CAMTE/PROEX) e posteriormente concluída coletivamente por diversos setores da Reitoria e dos Campi do IFPA, por meio da criação e atuação do GT Egressos (a partir de Março de 2016), permitiu ao Instituto orientar, de forma sistêmica, o desenvolvimento de produtos e serviços especialmente para e pelos egressos, acompanhando o desempenho profissional e (re)aproximando-os da instituição.

A política e o programa de egressos deverá ser operacionalizada pelo Portal de Egressos, que está sendo projetado como a principal ferramenta de gestão prevista pela Política de Egressos do IFPA. Por meio da disponibilização de recursos tecnológicos necessários para o atendimento e gestão multidimensional dos formados no Instituto, em seus diversos campi, a ferramenta buscará auxiliar nas atividades desde as coordenações dos cursos até a gestão superior do Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-graduação e Avaliação Institucional, além de aproximar o relacionamento institucional com a Rede de Parcerias e a comunidade externa como um todo.

AÇÃO: Resultados da Ação Piloto Pesquisa de egresso do IFPA 2016

Relatório da Ação piloto 2016 (em fase de atualização)

Resoluções

Resolução N° 328 2017-CONSUP, de 10/07/2017 - Política e Programa de Atendimento aos Egressos do IFPA

Define a política institucional e regulamenta as atividades e os
procedimentos gerais do Programa de Atendimento aos Egressos no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Resolução N° 483 2017-CONSUP, de 22/11/2017 - Política e Programa Rede Observatório do Mundo do Trabalho do IFPA

Define a Política Institucional e o Programa Rede Observatório do Mundo do Trabalho, estabelecendo sua institucionalização e regulamentação para criação e funcionamento da Rede Observatório do Mundo do Trabalho no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Para, e da outras providencias.

 

Relatórios de atividades do SEOT

Relatório de Atividades 2015 (link do arquivo pdf ou visualizador e-book)

Relatório de Atividades 2016 (link do arquivo pdf ou visualizador e-book)

Relatório de Atividades 2017 - em construção (link do arquivo pdf ou visualizador e-book)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->