Página inicial > Últimas Notícias > EDITAL Nº 01/2024 –PROEXTENSÃO /IFPA

• Última atualização em Sexta, 26 de Abril de 2024, 17h16
imagem sem descrição.

EDITAL Nº 01/2024 –PROEXTENSÃO /IFPA
SELEÇÃO DE PROPOSTAS DE PROJETOS DE EXTENSÃO COM CONCESSÃO DE AUXÍLIOS FINANCEIRO E DE ASSISTÊNCIA EXTENSÃO

O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão - PROEX, no uso de suas atribuições legais e considerando o que estabelece a Resolução n°174/2017 CONSUP/IFPA, torna público o presente Edital e convida os Servidores – Docentes e Técnicos Administrativos desta Instituição a apresentarem propostas para seleção de projetos de extensão, com vistas a conceder auxílio financeiro aos projetos selecionados e de assistência extensão aos estudantes de Cursos Presenciais – Técnicos e de Graduação – dos Campi do IFPA.

LINHAS:

a) LINHA I – EXTENSÃO E SOCIEDADE: Garantir que a extensão seja uma via de mão-dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à instituição, servidores e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento.
ÁREAS TEMÁTICAS DA LINHA 1:
a) Arte e Cultura;
b) Comunicação;
c) Educação;
d) Direitos Humanos e Justiça;
e) Meio Ambiente;
f) Saúde
g)Trabalho
h) Esporte;

b) LINHA II – EXTENSÃO ENTRE NÓS: Desenvolver ferramenta (aplicativo) para ampliar o acesso e a utilização das tecnologias educacionais, por alunos e servidores do IFPA, nos processos de ensino e aprendizagem e no exercício da gestão pública. Entende-se como aplicativos móveis, softwares desenvolvidos para serem instalados em um dispositivo eletrônico móvel, como tablete, smartphone (celular) ou computador portátil.
ÁREA TEMÁTICA DA LINHA 2:
a) Tecnologia e Produção: Dentro desta área temática poderão ser desenvolvidos dois tipos de projetos voltados para:

I) Observatório do Mundo do Trabalho:
O objetivo principal para o desenvolvimento da ferramenta é criar um portal institucional de intermediação de vagas de emprego destinado aos egressos e aos empregadores, integrando de maneira eficiente as ferramentas já existentes (Módulo Egressos do IFPA e Oportuniza IFPA), em colaboração com o OMT Central. Essa ferramenta visa proporcionar aos formados pelo IFPA um acesso simplificado e atualizado a oportunidades de emprego relevantes, facilitando sua inserção no mercado de trabalho e fortalecendo a conexão entre a instituição e o setor profissional e produtivo. Além disso, uma ferramenta deve ser projetada para ser aderente a bancos de dados externos, como o sistema do SINE (Cadastro Nacional de Informações Sociais e Econômicas), garantindo uma integração fluida e eficiente com informações externas relevantes para o processo de empregabilidade dos egressos. A implementação de funcionalidades de importação e exportação de dados será uma prioridade, permitindo a transferência ágil e segura de informações entre o portal e sistemas externos, como o SINE. Isso garantirá a consistência e atualização constante das informações, contribuindo para a eficácia da ferramenta. A ferramenta deve incluir recursos avançados de gerenciamento de processos de recrutamento, oferecendo às empresas parceiras a capacidade de conduzir processos seletivos de forma eficiente e centralizada. Isso incluirá a possibilidade de receber currículos, cartas de recomendação e outros documentos relevantes diretamente pela plataforma, simplificando e agilizando o processo de seleção. Para melhorar a comunicação entre as partes envolvidas, a ferramenta deve ser equipada com um sistema de notificações por mensagem, permitindo o envio de alertas instantâneos sobre novas oportunidades de emprego, andamento de processos seletivos e outras informações pertinentes. Essa funcionalidade visa manter os egressos atualizados e engajados no processo, contribuindo para uma experiência mais eficaz e colaborativa.
II) Jogos Institucionais-JIFs:
Serão priorizados projetos que visam o desenvolvimento de Aplicativos Móveis que busquem inovação e que experimentem novas formas de comunicar e informar, a comunidade acadêmica do IFPA, sobre os principais acontecimentos relacionados aos JIFs. O aplicativo deverá estar disponível para Android e iOS e realizar inscrição dos Alunos- Atletas e servidores envolvidos nos JIFs. Deverá permitir a visualização das principais informações da competição. O aplicativo fornecerá informações tais como: Agenda dos jogos; placar atualizado; relação dos Alunos-Atletas; perfil dos Alunos-Atletas. Na ABA comunicação entre torcedores haverá espaço para comentários e likes (identificando os autores do mesmo) para cada partida e/ou Aluno-Atleta.

Submissão das propostas e/ou projetos de extensão:
01 a 17 de março de 2024

EDITAL